<

O segundo concorrente do Panela de Bairro é um prato sertanejo que vem numa simpática "trouxinha".

TEM SERTÃO NO PRATO !!!

O Bar Quintal do Raso da Catarina, que fica no Campo Grande, é um dos mais antigos de Salvador : é de 1979. Só por isso já seria alvo de um bom butequeiro, levando em conta que Salvador não é daquelas cidades que mantém vivas sua tradições butequistícas.

DSCN7033

Pois é ! A Dona Graça é quem dá as cartas por lá. Caprichosa, ela arrumou um jeito bem legal de servir um dos pratos mais pedidos da casa : o Baião Sertanejo. Lembra daquelas marmitinhas que o sertanejo levava prá roça amarrada num pano de prato prá “segurar” o calor ? Então … É assim que ela chega à mesa.

DSCN7046

 

No Panela de Bairro você vai aprender passo a passo a fazer um baião diferente com a base de feijão fradinho e queijo coalho. Leva ainda carnes selecionadas de Sol e Fumeiro. A entrada de Beiju Canoa com manteiga e coalho assado na brasa é qualquer coisa de excepcional.

DSCN7041

O único “senão” do bar é a escadaria. Beba todas, mas cuidado com os degraus !!! Como se diz lá em Santa Bárbara D’Oeste, minha terra, a descida é uma quissáça.

DSCN7035

Vá e peça o aperitivo Prícipe Maluco, cachaça com rodela de limão melada no açúcar e canela. Quem indica é o professor e pesquisador Sérgio Guerra. É ele o nosso telespectador sortudo que degustou o prato ao final da reportagem.

DSCN7047

 

No mês de aniversário de Salvador é assim.Você indica , nossa equipe aprova e a gente come.

DSCN7060

De quebra , na visita, ao Quintal peça o livro que conta as memórias dos butequeiros que passaram pelo bar desde a criação. O lugar foi uma célula de resistência síndico-artístico-cultural na época da ditadura militar e ainda hoje é frequentado por universitários, artistas, produtores e espectadores do Teatro Vila Velha, que fica bem ao lado no Passeio Público.

 

DSCN7054

 

O Baião é o segundo concorrente do Panela de Bairro do mês de Março. A reportagem vai ao ar sábado, dia 12, no Bahia Meio Dia !!!

Fique com a reportagem e a receita do primeiro prato concorrente : A Rabada com Agrião do Jeferson, do Boteco da Resenha de Cajazeiras.

http://g1.globo.com/bahia/noticia/2016/03/panela-de-bairro-ensina-receita-de-rabada-com-agriao-aprenda.html

DSCN6996

 

RABADA COM AGRIÃO

Ingredientes
2 rabada magras grandes
2 maços de agrião
6 dentes de alho
2 cebolas
1 pimentão
1 tomate
1 colher de chá de pimenta cominho
10 folhas de hortelã grosso
100 ml de conhaque
100 ml de azeite doce
3 folhas de louro
2 colheres de sopa de extrato de tomate
Sal a gosto  
Farinha de mandioca para fazer o pirão

Como fazer
Pique e machuque o alho, cebolas, pimentão, tomate e hortelã. Misture tudo com a rabada já tratada e acrescente a pimenta cominho, conhaque e o azeite. Coloque no fogo quando estiver refogando ponha água quente e com sal a gosto até cobrir a carne.Pressão por 50 minutos, abra coloque o agrião, feche e deize cozinhado mais 5 minutos, tempo suficiente para o agrião não desmanchar e ficar tenro pra mastigar. Com o caldo faça o pirão.

SERVIÇO
Boteco da Resenha
Rua Orlando José Ribeiro, 21
Cajazeiras VII
(71) 99330-0227

ABRAÇO

SAUDAÇÕES

PANÇA CHEIA

 

por Dalton Soares
Salvador, 8 de março de 2016

Compartilhe [ssba]