<

No Panela de Bairro você vai conhecer os pescadores da Praia do Portinho de Baixo : o Folha vai ensinar a "sapecar" o peixe e a lagosta.

PRAIA DO FORTE PARA OS FORTES : PEIXE-RATO NA ÁREA

A “sapeca” é uma tradição dos pescadores do Litoral Norte da Bahia. E nós fomos atrás desta maneira muito simples de preparar os pescados na Praia do Forte. Três ingredientes que assustam pela singeleza : sal, braseiro e , principalmente, peixe fresquíssimo.

DSCN6949

 

Esqueça a Praia do Forte “prá turista ver”. Esses aí são os nativos : o Folha e o Galho, irmãos na pesca e no pequeno negócio do preparo dos peixes na beira da praia. Quando digo beira, é beira mesmo. Braseiro na areia. Pescados servidos sobre pranchas de surf.

DSCN6976

 

 

A Praia do Portinho de Baixo fica há 10 minutos de caminhada pela areia , antes de chegar à vila famosa. Saímos num pequeno barquinho e caímos 500 metros metros mar adentro para tirar uma rede que reservava algumas surpresas como caranguejos guaiás, um Peroá (também conhecido como Peixe-Rato por causa dos grandes dentes da frente) e um Vermelho Cioba, difícil de ser apanhado na rede. As lagostas que apareceram foram devolvidas ao mar porque estão no período do Defeso.

DSCN6972

As consumidas no prato do Chefe de Bairro, de acordo com a galera, foram pescadas antes do período de proteção.

DSCN6955

 

Você vai aprender a fazer este tempero refogado aí de cima. Ele foi o “pulo do gato” desta reportagem, responsável por dar o sabor aos pratos servidos debaixo da sombra das amendoeiras e que encantam turistas como o Fernando Ferreira, de férias com a família pela Praia do Forte.

DSCN6978

Fernando é personal chef, cozinheiro que prepara jantares por encomenda. Ele aproveitou o passeio gastronômico para “aprender” com a simplicidade dos “cozinheiros-pescadores”. Em Brasília comanda a Taberna dos Ferreiras. Encontramos com ele ao acaso e colhi um depoimento que mostra bem o fascínio pela experiência de provar uma “sapeca” : ” – O que mais importa é o peixe ser fresco e feito assim. Quanto mais simples, melhor.”

DSCN6957

Não pêrca , sábado, no Bahia Meio Dia !!!

ABRAÇO

PANÇA CHEIA

SAUDAÇÕES

por Dalton Soares
Salvador, 18 de fevereiro de 2016

Compartilhe [ssba]