<

Veterano do Comida di Buteco leva o fruto do Cerrado para o Sarapatel

PEQUI INVADE O SARAPATEL NA MOURARIA !!!

O Pequi é um fruto do Cerrado muito usado na culinária goiana no preparo da famosa Galinhada com Pequi e também no arroz. Ele tem polpa amarela e , costumo dizer, é como aquele manjado slogan dos milicos (nos “esquecíveis” anos 70 , da ditadura Garrazastusiana) : Brasil ! Ame-o ou Deixe-o !

Com o Pequi também é assim. O fruto tem um perfume característico que assusta, ou seduz.  Eu particularmente adoro (quando voltei de Goiás nas últimas férias ,trouxe um pacote congelado e também a pimenta industrializada com o dito cujo).

O Koisa Nossa (Os Internacionais), da Mouraria, ou melhor, a Dona Eliene que sempre “bate o martelo” na escolha do prato concorrente, veio com o SAPEQUI KOISA NOSSA (Sarapatel de Moela com Pequi). Na verdade ele é feito, além da moela, de coração e fígado. E claro, Pequi. Mas ele é usado muito “de leve” no preparo, e com umas lasquinhas que podem ser saboreadas por quem, realmente, aprecia o “bichinho”. Segundo ela , foram consumidos mais de 200 quilos de “miúdos” de frango para atender os clientes em um mês de concurso ! Aprovadíssimo até para quem, infelizmente, ainda tem cisma com sarapatel.

DSCN5432[1]

 

A Paçoca de Aratu , servida com nachos (prato do patrocinador), está muito gostosa. Quem conhece os pastéis (especialidade do maior bar da Mouraria) que levam o aratu, sabe do que estou falando.

DSCN5434[1]

 

De quebra , para acompanhar os pratos, peça uma das roskas do bar. Sempre tem um bom drink, com fruta da estação, que compensa o “crime” ( se vc for dirigir, é óbvio) !

DSCN5437[1]

DONA ELIENE : A MENTORA DOS PRATOS DA “CASA” . TEM NA BAGAGEM UM TÍTULO E UM VICE CAMPEONATO, ENTENDE DO RISCADO

ABRAÇO

PANÇA CHEIA

SAUDAÇÕES !!! 

por Dalton Soares
Salvador, 8 de maio de 2015

Compartilhe [ssba]