<

Bolo de receita da família com "cerva" Stout feita em Piracicaba...

Bolo de Reis e Stout : sobremesa “duca”

Bolo de mãe já é brincadeira, né ?! Aquele gostinho de infância que , parece, foi outro dia.

Agora, quando o bolo vem junto com uma cerva de respeito a coisa fica melhor ainda. Harmonizar sobremesas com cervejas especiais é uma benção, principalmente prá quem é apaixonado por cerveja, e não por doces, como é o meu caso.

As Stouts são daquelas cervejas que os “não iniciados” vão, como primeira reação , dizer .: “Essa é fooorte.” . Podem até esperar aquele gosto “docinho” , lembrança gustativa das Malzbiers e Caracus.

Não é o caso, já que estas velhas conhecidas do paladar do brasileiro, recebem xarope (corante) caramelo para ter cor e sabor, diferencialmente, escuro e doce. Pelo dulçor, caiu no gosto da mulherada. Muitas vezes o corante vinha mesmo prá encobrir defeitos das “pilsens normais”.

DSCN5492[1]

As Stouts tem esta cor devido a torrefação mais acentuada do malte. O aroma e o sabor também são puxados para o “torrado” do café nesta Stout, da Dama, de minha querida Piracicaba. Vivi os (ótimos) anos da faculdade em Pira. Conheci a fábrica da Dama há dois anos. É uma pequena cervejaria que começa a se destacar pela ousadia em novos lançamentos como a “quadrilogia” de Ipas com lúpulos especiais (  Ahtanum, HBC342,Topaz e Motueka), que dão aroma e sabor frutados, cítricos e florais.

DSCN5583[1]

Detalhe da mesa de casa…

A Fellas foi outro lançamento bacana da Dama. Esta Ipa leva grãos de café “mesmo” na sua composição e chega nos 90 Ibus.

DSCN5584[1]

… e detalhe da parede de casa, rsrsrs

Mas voltando ao “bembolado” do bolo com a Stout, a harmonização veio pela similaridade e combate dos sabores ( o levemente adocicado e amargo “empireumático” da cerva com o doce deste bolo inesquecível (uma porrada de castanhas e frutas cristalizadas). De quebra,a Dona Clara traz na receita que veio da”bisa”, a velha e manjada Caracu.

Segue a receita do bolo. A cerva a gente procura… rsrsrsr. Próximo post : outra fábrica de Pira que está “botanopálá” ,e que pouca gente conhece em Salvador. A Cevada Pura !

Bolo de Reis
3 xícaras de farinha de trigo;
2 xícaras de açucar;
4 ovos;
1 vidro de melado;
100 gramas de manteiga;
1 colher (sopa) de pó royal;
1 colher (sopa) de canela em pó;
1/2 noz moscada ralada;
4 colheres (sopa) chocolate em pó;
1 lata de cerveja preta (minha mãe usa Caracu, aí não adianta discutir, rsrsrs), bater a cerveja com 8 cravos no liquidificador, coar e usar na massa;
Bater esses ingredientes na batedeiras: 200 gramas de uva passa clara e 200g da escura, 200g fruta cristalizada, 200g de nozes.
Em seguida misturar esses ingredientes aos poucos na massa, em uma forma untada, assar durante 40 e 50 minutos.

ABRAÇO 

PANÇA CHEIA

SAUDAÇÕES !!!

 

 

 

por Dalton Soares
Salvador, 11 de junho de 2015

Compartilhe [ssba]